Até onde eu sei (estou aprendendo ainda)...

SCN (se não me engano... System Change Number) é nada + que uma numeração
interna que indica a seqüência de mudança do banco (transações commited,
pois essa numeração inclusive fica no cabeçalho de todos os datafiles).

Quando você faz um backup frio da base, se não me engano você é obrigado a
tirá-la do ar, desconheço essa flag begin backup... alguém poderia
confirmar?

 Os blocos dirts também vão no backup hot, mas porque você faz backup de
redologs também (lembre-se que no backup frio a base está fora do ar e por
isso o ckpt já foi feito e todas as informações commitadas já desceram para
os datafiles).

No switch log file ocorre que aquele log file daquele grupo desce para o
datafile, mas não o grupo inteiro não. Se você forçar um CHECKPOINT ae sim o
grupo inteiro desceria...

Checkpoint é o processo pelo qual quando é “invocado”, ele busca todos os
blocos dirt que não estão em disco e faz a sincronização. Um novo SCN é
gerado então (pois houve alteração nos blocos).

Acho que é isso... se eu estiver errado em algo alguém me corrigi por favor!
:D

Valeu! :D

Sds,

  _____