Existem várias maneiras de fazer isso. Se você for criar um padrão, o
que é altamente recomendável, este padrão atenderá sua realidade específica.
Já fiz isso das mais variadas maneiras. Através de uma procedure usando
db link entre bancos Oracle, através do SQLLoader, ou através de um
programa java que acessa os dois bancos. Tudo depende do volume a ser
migrado, mas como é apenas para sua empresa os volumes, periodicidade e
conversões necessárias podem ser dimensionadas por você sem muita
dificuldade acredito eu.
Até mesmo fazer um programa em Access que acesso os dois bancos pode
funcionar.
É difícil falar da migração SQLServerxOracle, da Oracle x Oracle é mais
simples.
Se os volumes forem pequenos e não der problema com seus archives uma
procedure já resolve.
Qual a com menos enguiço? Criar uma massa de dados via sqlloader, criar
uma tabela limpa no destino, importar e ajustar à sua base de dados.
Pode ser criado um script que faz isso? Sem dúvida.
Não creio que haja um programa específico que seja a "panacéia de todos
os seus males" ;-)