Fala cara, tudo tranquilo?

Aparentemente, já que você disse que isso ocorre de vez em quando, um ou
mais de seus clientes estão com o TNSNAMES.ORA possivelmente configurado
errado, com respeito ao parâmetro PROTOCOL, que normalmente deve ter o valor
TCP.

É como se ele chegasse com um listener brasileiro e dissesse: "Ei cara,
vamos conversar em Hebraico?". Pode ser também que a aplicação, em
determinado momento, utilize uma outra entrada TNS que esteja configurada
errada.

Esses são os problemas mais prováveis. Investigue esses detalhes e repasse o
que você encontrar pra lista.

Em 05/11/07, Emerson Amaro <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>   ola pessoal,
>
> Estou com um problema. De vez em quando aparece esse erro ORA-12516
> ....TNS:LISTENER NÃO PÔDE LOCALIZAR O HANDLER DISPONÍVEL COM A PILHA DE
> PROTOCOLOS CORRESPONDENTES
>
> será que alguem poderia me dar uma ajuda a resolver isso ?
>
> Abraço

Atenciosamente,
Gleyson Melo
Oracle Database 10g Administrator Certified Professional