Luciana,
vc pode criar um array que recebe o cursor e depois no array vc
trabalha tranquilo pra frente, pra trás, de revestrés, etc....

A declaração ficaria assim:

TYPE SeuType IS TABLE OF SeuCursor%ROWTYPE INDEX BY BINARY_INTEGER;
SeuArray SeuType;
SeuRegistro SeuCursor%ROWTYPE;
i number := 1;

Para carregar o array vc pode fazer assim:

FOR SeuRegistro in SeuCursor ( param1,
                                                param2,
                                                paramN )
LOOP
   SeuArray(i) := SeuRegistro;
   i := i + 1;
END LOOP;

Tendo seu array carregado pelo cursor vc pode navegar por ele usando o índice i.

Espero ter ajudado.

Abraço,
Marco.