Fala Denis!

O NLS_LANG não é um parâmetro do export. Ele é um parâmetro de sessão do
Oracle que, no caso do export, deve ser definido através de uma variável de
ambiente.

$ export NLS_LANG='PORTUGUESE_BRAZIL.WE8ISO8859P1'

De fato, haverá uma conversão porque o seu Banco de origem utiliza o charset
US7ASCII como charset padrão, como podemos ver pelo log do primeiro export.