From: Bruno da Silva Goncalves
To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Sent: Monday, December 31, 2007 8:17 PM
Subject: [oracle_br] Pós baseada em Oracle. Esse conteúdo é bom?

Pessoal, blz?

Estou enviando o conteúdo de uma pós que pretendo fazer em Adm de Banco de
Dados;
Por questão de conveniência, prefiro não falar o nome da instituição para dar
mais liberdade da avaliação do conteúdo. Não sei falar também sobre o corpo
docente da instituição.

Mas a pergunta é: O conteúdo é bom?
Aborda todos os tópicos para a formação de um DBA?
Pelo conteúdo, que é a única informação que tenho até agora, vocês acham que
vale a pena?

valew pessoal e feliz ano novo para todos

grato

Bruno

Administração de Banco de Dados Objetivos:

Aperfeiçoar o profissional da área de Banco de Dados e TI (Tecnologia da
Informação), demonstrando conceitos de modelagem e interação com o banco de
dados; Administração, gerenciamento e arquitetura do banco de dados Oracle.
Otimização da Performance do banco de dados, realizar vários tipos de backups e
recuperações de banco de dados. Planejar e Arquitetar o fornecimento de alta
disponibilidade em um sistema de banco de dados. Planejar e Construir o
ambiente para fazer a instalação do Oracle em vários sistemas operacionais, BI
- Business Intelligence, Integração do banco de dados a um Sistema ERP, Gestão
de um projeto de banco de dados, conhecer outras plataformas de banco de dados.
O aluno egresso neste curso terá os conhecimentos e as competências para ser um
Administrador de Dados, Analista e Arquiteto de Banco de Dados podendo
Gerenciar ambientes transacionais e com processamento em lote e realizar as
atividades de um DBA (Administrador de Banco de Dados).
Público-alvo:
Profissionais que já possuem conceitos básicos de banco de dados ou que tenham
cursado a graduação na área de TI (Tecnologia da Informação) e que desejam se
aperfeiçoar com a melhor plataforma de banco de dados atualmente no mercado,
que é o Oracle.
Carga Horária:
As aulas são ministradas aos sábados, das 8h às 17h, xxxxxxxxxxxxxxxxxx em uma
carga horária de 376 horas/aula.
Disciplinas:

Modelagem de dados (24h)
SQL (32h)
PL/SQL (24h)
Arquitetura e Administração de banco de dados (32h)
Otimização e performance (48h)
Redes/Backup e Recover (48h)
Tipos de alta disponibilidade (16h)
Business intelligence (24h)