Bem, provavelmente o colega leu rapiinho a referência

Current log# 3 seq# 250522 mem# 1: E:\ORACLE\DATA\P16\REDO3B.LOG

e por iso julgou que o assunto tinha a ver om redo log file... Se
realmente esse file 13, block 233993 é de datafile, vc tem corrupção
em mãos.... Se o dbv foi ** mesmo ** executado corretamente e não
mostrou nada, sim, há grandes chances do problema ser corrupção em
RAM, ie : o bloco está correto, quando o bloco é lido pra RAM há algum
pente de RAM defeituoso (digamos), aí o byte que estava como X no
disco por falha da RAM é armazenado como Y, aí é corrupção à vista....
 Eu recomendo :

 1. fazer um export full, para que os objetos de dados todos sejam
acessados
 2. experimentar um DBV nos datafiles todos com o banco offline

e o mais importante :

 3. uma checagem PROFUNDA e RIGOROSA do teu hardware, EM ESPECIAL
placa-mãe, pentes de RAM, controladoras.... Eu ** não *** estou
falando de rodar CHKDSK, é alguma coisa MAIS PROFUNDA que isso, yes ??
se vc não tem o conhecimento e as tools necessárias, chame uma empresa
especializada, se o fornecedor do teu hardware não oferece esse serviço...

 4. há a chance também de bugs em software embarcado (como SO, ou
drivers, por exemplo), eu recomendo também uma checagem no Suporte do
teu SO e/ou do teu fornecedor de hardware, bem como nos fóruns e
grupos de discussão de usuários do mesmo hardware que vc, procurando
por patches... SE o teu fornecedor oferece Suporte referente à isto,
acioná-lo...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "pedrojosemanso"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu