Só uma dica pra você pensar: você analisar uma query no sqlplus é MUITO
diferente de analisar uma query na aplicação. Uma query pode ter uma
resposta de menos de 1 segundo no sqlplus, mas na hora da aplicação demorar
1minuto. Depende do estado do banco.

Não sei se adianta muito pra você, mas a sugestão do amigo de olhar a
v$session_longops é a mais adequada, na minha opinião.