Boas,

não vejo como uma prática errada passar uma prova para medir o conhecimento
técnico de um candidato à uma vaga. Sinceramente, para mim (e para alguns
gerentes de projetos e chefes de equipe) o currículo serve como apresentação
do usuário e filtra requisitos obrigatórios, como por exemplo tempo de
experiência.

Sabe se realmente o usuário dispõe dos conhecimentos necessários para
executar a tarefa, aí são outros quinhentos.

Certamente, você mesmo, quando for realizar um seleção para contratar um
funcionário, ou grupo de, vai acabar adotando esta prática, basta você se
decepcionar com algum funcionário que você escolheu analisando apenas o
currículo e a entrevista.

Quanto ao conteúdo da prova, não vi nada de absurdo. São apenas
conhecimentos básicos para quem quer ser um bom profissional de informática
- e não necessariamente de banco de dados. Boa parte é visto na faculdade, o
que não é acaba se tornando conhecimento intrínseco de quem já
trabalhou/trabalha com banco de dados.

Amplexos!

Em 12/02/08, Marcelo Jacobina Monte Alto <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>   Isso 'e concurso publico?? Pela quantidade de topicos...
>
> Eu acho que essas provas escritas nao demonstram conhecimento de
> ninguem...to trabalhando em Auckland na NZ, qdo comento que os processos
> seletivos no Brasil estao indo pra esse caminho, as pessoas ficam
> impressionadas, querendo saber o o motivo de uma prova escrita para selecao
> de candidatos...perguntando se o curriculo ou a honestidade do candidato nao
> valem nada...

Oscar Nogueira Neto
oscarnogueira[at]gmail[dot]com
http://www.oscarnogueira.com