Galera, preciso de uma ajuda para ajudar um amigo meu. O cliente
utiliza banco 10g, provavelmente em algum sistema unix.
1º Ele não tem muitos conhecimentos de 10g e me perguntou se eu sabia
como desabilitar o dimensionamento automático de memória do 10g. Sei
que é através do parâmetro SGA_MAX_SIZE, porém não sei qual valor ele
deve assumir, seria 0? Os outros parâmetros como share_pool_size,
buffer_pool_size e large_pool size, se sga_max_size>0 então ele "ajuda"
o SGDB a escolher o tamanho mais correto dos buffers, correto? De fato,
como ele realmente desabilitaria esta feature do 10g?

2º Ele esta rodando uma query que o plano de execução esta muito bom,
utilizando índice e tudo ( set explain trace only). Porém, quando ele
vai executar, o plano de execução não utiliza o índice e faz um table
full scan, aumentando em mais de 2000 o plano de execução. Eu
recomendei a atualização das estatísticas do banco, porém ele falou que
já as atualizou e continua com a lentidão da query, o que pode ser?

Obrigado a todos desde já.

Responder a