É o seguinte...

Ao comprar licensas por usuário nomeado, funciona da seguinte forma:

 - Vc compra licensa para 10 usuários (exemplo);
 - Para registrar essa licensa, vc precisa passar os NOMES
dos 10 usuários para a Oracle, ou seja, somente essas
10 pessoas podem ser "usuários" do sistema o qual utilize
a base de dados Oracle.

É diferente das outras formas de licensiamento da Oracle,
como o licensiamento por Processador:
 - Vc compra licensa para 2 processadores e usuários
ilimitados (como exemplo). Vc pagará um preço X,
o seu servidor Oracle poderá ter no máximo 2 processadores,
e não haverá limite de conexões, ou seja, usuários e conexões
ilimitadas.

O custo da licensa por usuário nomeado é MUITO mais barata,
e é claro, mais limitada também.

Que eu saiba, é dessa maneira que funciona, mas
gostaria que outras pessoas confirmassem, pois não tenho
absoluta certeza dessa informação.

Milton Bastos Henriquis Junior
(41) 9123-0100