Caro José...

Como já comentei, acontece sempre no final da tarde e é intermitente!
Meu listener está com 2 IP's...
Veja...

LISTENER =
  (DESCRIPTION_LIST =
    (DESCRIPTION =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.1.1.2)(PORT = 1521))
    )
    (DESCRIPTION =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.1.1.1)(PORT = 1522))
    )
  )

Uso o Ruindows 2000 Server e Oracle 10g

Obrigado