Pessoal

Fiquei curioso (realmente) para saber a influência do modelo (star schema X
snow flake) para determinação do tamanho do bloco de dados no Oracle.
Vale lembrar que o "esquema estrela" é predominante... o "floco de neve",
normalmente, é exceção.

Sobre as constraints, não conheço o material citado (também deve ser
interessante).
Mas se a gente se guiar pelo básico, seria bom "desabilitar" as constraints
(inclusive índices) nas cargas e reabilitá-las (e reconstruir índices) para
leitura, pois o CBO pode utilizar as informações sobre as constraints na
composição do plano de acesso.

[ ]'s

André