Boas,

Anderson, afirmar que vão ou não ocorrer problemas devido à tecnologia
utilizada é puramente achismo. Existem n+1 variáveis que vão influenciar
nessa questão.

Já administrei um banco 10gR2 em RAC que utiliza ASM e este nunca teve
nenhum problema até hoje. O banco está no ar a mais de 1 ano. Enquanto
outros bancos 9i usando ext3, que eu conheço, tem sérios problemas com
arquivos esparsos e os journals.

É muito relativo isso. Talvez essa sua afirmação tenha sido fundada
baseando-se em experiências enquanto o ASM não era uma ferramenta tão
robusta quanto é hoje.

Reitero, a melhor solução é intrinsecamente dependente do problema. Não
existe uma única solução ideal para todos os problemas.

Att.