----- Mensagem original ----
De: Rodrigo Mufalani <[EMAIL PROTECTED]>
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Sexta-feira, 11 de Abril de 2008 10:35:06
Assunto: Re: [oracle_br] Particionar Tabelas já criadas

Não precisa recriar não. Mas como o nosso amigo falou isso só tem no
enterprise edition e é pago à parte.

ALTER TABLE [schema.]table
partitioning_ clause
[PARALLEL parallel_clause]
[ENABLE enable_clause | DISABLE disable_clause]
[{ENABLE|DISABLE} TABLE LOCK]
[{ENABLE|DISABLE} ALL TRIGGERS];

partitioning_ clause:
ADD PARTITION partition --add Range ptn
VALUES LESS THAN (value, value, [MAXVALUE],. ..)
[partition_descript ion]

ADD PARTITION partition --add Hash ptn
storage_options
extent_options
OVERFLOW
storage_options
extent_options
COMPRESS | NOCOMPRESS
LOB (LOB_item) STORE AS LOB_segname
VARRAY varray STORE AS LOB_segname
{UPDATE | INVALIDATE} GLOBAL INDEXES
PARALLEL int | NOPARALLEL

ADD PARTITION partition --add List ptn
VALUES (DEFAULT | NULL | value [,…]) [partition_descript ion]

COALESCE PARTITION partition
{UPDATE | INVALIDATE} GLOBAL INDEXES
PARALLEL int | NOPARALLEL

DROP [SUB]PARTITION partition
{UPDATE | INVALIDATE} GLOBAL INDEXES
PARALLEL int | NOPARALLEL

MODIFY PARTITION partition
[...]
ADD SUBPARTITION subpartition [VALUES (DEFAULT | NULL | value
[,…])]
TABLESPACE tablespace
OVERFLOW [TABLESPACE tablespace]
LOB (LOB_item) STORE AS LOB_segname
VARRAY varray STORE AS LOB_segname
[{UPDATE | INVALIDATE} GLOBAL INDEXES]
[PARALLEL int | NOPARALLEL]
COALESCE SUBPARTITION -- for HASH Partition
[{UPDATE | INVALIDATE} GLOBAL INDEXES]
[PARALLEL int | NOPARALLEL]
MAPPING TABLE UPDATE BLOCK REFERENCES
MAPPING TABLE ALLOCATE EXTENT [( [size int K | M ]
[DATAFILE 'filename' ] [INSTANCE int] )
MAPPING TABLE DEALLOCATE UNUSED [KEEP int K | M ]
{ADD | DROP} VALUES (partition_value, ...) -- for List Partition
[REBUILD] UNUSABLE LOCAL INDEXES

MODIFY DEFAULT ATTRIBUTES [FOR PARTITION partition] storage_options
[PCTTHRESHOLD int] [[NO]COMPRESS [int]] [overflow_clause]
[LOB lob_item LOB_parameters] [VARRAY varray LOB_parameters]

MODIFY SUBPARTITION subpartion
[...]

MOVE PARTITION partition [MAPPING TABLE]
storage_options [COMPRESS [int] | NOCOMPRESS]
OVERFLOW storage_options
LOB (LOB_item) STORE AS LOB_segname
VARRAY varray STORE AS LOB_segname
SUBPARTITIONS hash_subpartition_ quantity [STORE IN
(tablespace, ...)]
(SUBPARTITION subpartition [VALUES (DEFAULT | NULL | value,...)]
TABLESPACE tablespace
OVERFLOW [TABLESPACE tablespace]
LOB (LOB_item) STORE AS LOB_segname
VARRAY varray STORE AS LOB_segname ,SUBPARTITION. ..)
{UPDATE | INVALIDATE} GLOBAL INDEXES
{NOPARALLEL| PARALLEL int}

MOVE SUBPARTITION subpartion [partition_descript ion]
[...]

RENAME [SUB]PARTITION ptn_name TO new_name

TRUNCATE [SUB]PARTITION ptn_name
{DROP|REUSE} STORAGE
{UPDATE | INVALIDATE} GLOBAL INDEXES
{NOPARALLEL| PARALLEL int}

SET SUBPARTITION TEMPLATE (SUBPARTITION subpartition [VALUES (DEFAULT
| NULL | value [,…])]
TABLESPACE tablespace
OVERFLOW [TABLESPACE tablespace]
LOB (LOB_item) STORE AS LOB_segname
VARRAY varray STORE AS LOB_segname )

SET SUBPARTITION TEMPLATE int --hash SubPartition quantity

SPLIT PARTITION ptn_name AT (value, value...)
INTO (ptn_spec, ptn_spec)
{UPDATE | INVALIDATE} GLOBAL INDEXES
{NOPARALLEL| PARALLEL int}

SPLIT SUBPARTITION ptn_name VALUES (value, [NULL],value [,…])
INTO (ptn_spec, ptn_spec)
{UPDATE | INVALIDATE} GLOBAL INDEXES
{NOPARALLEL| PARALLEL int}

MERGE PARTITIONS ptn_1, ptn_2
INTO PARTITION partition
[...]
{NOPARALLEL | PARALLEL int}

MERGE SUBPARTITIONS subptn_1, subptn_2
INTO SUBPARTITION subpartition
[...]

EXCHANGE [SUB]PARTITION [sub]partition WITH TABLE table
{INCLUDING|EXCLUDIN G} INDEXES
{WITH|WITHOUT} VALIDATION
EXCEPTIONS INTO [schema.]table
{UPDATE | INVALIDATE} GLOBAL INDEXES
{NOPARALLEL| PARALLEL int}

storage_options:
PCTFREE int
PCTUSED int
INITTRANS int
MAXTRANS int
STORAGE storage_clause
TABLESPACE tablespace
{LOGGING|NOLOGGING}

overflow_clause:

OVERFLOW ALLOCATE EXTENT [( [size int K | M ]
[DATAFILE 'filename' ] [INSTANCE int] )]

OVERFLOW DEALLOCATE UNUSED [KEEP int K | M ]

ADD OVERFLOW storage_options [(PARTITION storage_options [,PARTITION
storage_options [,…]])]

extent_options:
ALLOCATE EXTENT [( [size int K | M ]
[DATAFILE 'filename' ] [INSTANCE int] )]

DEALLOCATE UNUSED [KEEP int K | M ]

Atenciosamente,

/*********** ********* ********* **/
/* Rodrigo Mufalani */
/* Oracle 10g Adm Certified Associate */
/*********** ********* ********* **/
Na Oi Internet você ganha ou ganha. Além de acesso grátis com
qualidade, você pode ter contas ilimitadas de email com 1 giga cada uma,
suporte grátis e muito mais. Baixe grátis o Discador Oi em
http://www.oi. com.br/discador e comece a ganhar.

Agora, se o seu negócio é voar alto na internet,
assine Oi Internet Banda Larga e ganhe o modem grátis. Clique em
http://www.oi. com.br/bandalarg a e aproveite essa moleza!

armazenamento!
http://br.mail.yahoo.com/