Massato

Até onde sei (salvo alguma novidade na versão 11g), essa é a melhor maneira
de fazer paginação de registros no Oracle.
Normalmente, ainda é necessária uma sub-query mais interna, para
possibilitar a cláusula ORDER BY.
Há várias referências no "Ask Tom". Uma delas:
<
http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?p=100:11:4054177860058811::::P11_QUESTION_ID:127412348064

Para uma solução mais "bonita" (elegante), poderia colocar essa consulta em
uma stored procedure.
O que você acha?  ;^)

[ ]

André