Eu não sei de nada referente ao não uso desses comandos em versões mais
novas... Onde você viu isso?

Um problema que tivemos aqui foi que na versão 8i(fomos do 8i para 10g)
quando se fazia um group by, as linhas vinham ordenadas pelos mesmos
campos... No 10g, as linhas não vinham ordenadas da forma como a
documentação fala...

Tivemos que fazer algumas alterações em código(colocar os order by)...
Como você está no 9, eu não sei como o group by se comporta...

Na documentação ele é bastante claro em afirmar que o group by não
garante a ordem dos campos.

--

Sds,

   Leonardo Rezende