Wilson,

No seu caso, eu acredito que a replicação não é uma opção interessante pelos
seguintes fatores:
- Sua base de teste ficaria read-only, uma vez que a replicação seria
uni-direcional.
- A replicação geraria uma carga de trabalho desnecessária na base de produção,
mesmo sendo assíncrona.

Se o seu banco for 10g, eu sugiro utilizar o export/import datapump, pois é
mais rápido e mais flexível que o export/import tradicional.
Se for uma opção instalar as bases de produção e de teste em servidores
separados, você poderia utilizar o próprio backup da base de produção para
atualizar a base de teste. Em alguns clientes, este procedimento se mostrou
bastante eficiente, uma vez que a atualização não afeta em nada a base de
produção. E a restauração do banco de dados foi muito mais rápida, que a
importação.

Att,
Wellerson

 "Não vou deixar me embrutecer, eu acredito nos meus ideais. Podem até
maltratar o meu coração, que meu espírito ninguém vai conseguir quebrar..."
(Legião Urbana)

"As idéias estão no chão, você tropeça e acha a solução..."
(Titãs)