Gustavo,

Não é tão simples assim, infelizmente, em relação ao *OCP*(especificamente).

Você pode estudar por conta própria e fazer a prova sem problemas. Com isso,
você tem *A PROVA*, que algumas empresas vão considerar como evidência
suficiente de que você tem o conhecimento de OCP.

Por outro lado, para ser *OFICIALMENTE* certificado, você precisa fazer pelo
menos um curso oficial e depois enviar, pela internet, um formulário à
Oracle informando sobre o local do curso e outras informações. Se você fizer
isso e passar na prova de OCP, você ganha um cartãozinho cinza bacaninha e
um diploma quase igual ao do OCA uns dois meses depois da prova.

Infelizmente, esse lado oficial da certificação é importante porque algumas
empresas querem ganhar licitações e títulos e, para isso, precisam comprovar
oficialmente a sua certificação.

Mas você pode fazer a prova de qualquer jeito que isso vai valer no seu
currículo. Se você tiver sorte, de repente você pode receber um treinamento
oficial Oracle pago pela empresa onde você trabalha. Se isso ocorrer depois
da prova, tudo o que você tem a fazer é enviar o formulário à Oracle e
aguardar impaciente :)

Abração!

2008/5/5 Fernando Weschenfelder <[EMAIL PROTECTED]>:

>   Não é necessário realizar nenhum curso oficial.
> Basta comprar a prova e fazer em algum centro de treinamento.
> Att,

Atenciosamente,
Gleyson Melo
Oracle Database 10g Administrator Certified Professional