Colega, logo na home-page do produto (ie,
http://www.oracle.com/technology/products/database/xe/index.html ) bem
claramente a Oracle estipula (grifo com *s é meu) :

"Oracle Database XE can be installed on any size host machine with any
number of CPUs (*** one database per machine ***), but XE will store
up to 4GB of user data, use up to 1GB of memory, and use one CPU on
the host machine."

OK ??

 Só aproveitando, não sei se vc sabe (principalmente se vc vêm de
outro gerenciador), mas no mundo Oracle a definição de database é
diferente , aqui DATABASE = conjunto de arquivos de dados e controle,
para vc Abrir esse DATABASE (ie, poder usar, conectar nele) vc tem que
carregar o programas binários do Oracle pra memória (formando uma
INSTÂNCIA), e essa Instãncia abrirá e lerá o database (arquivos) , sim
? certo ?   Em outros gerenciadores, database é uma área LÓGICA, uma
separação entre tabelas/usuários, no banco Oracle automaticamente
quando vc cria um usuário vc obtém um SCHEMA, que é uma área lógoca
separada, os objetos criados num schema AUTOMATICAMENTE não interferem
nem são interferidos por outros..... Assim, em outros sistemas
gerenciadores de banco, se vc quiser ter tabelas do sistema
CONTABILIDADE (digamos) logicamente separadas das tabelas do sistema
de ESTOQUE, vc criaria um banco CONTABILIDADE e um banco ESTOQUE, já
no Oracle para obter a mesma separação vc criaria um usuário
OWNER_CONTABILIDADE e cria as tabelas da Contabilidade nesa conta, e
um outro usuário OWNER_ESTOQUE e cria nele as tabelas do sistema de
Estoque, AUTOMATICAMENTE haverão dois schemas (áreas separadas), as
tabelas de um NÂO interferirão com as tabelas de outro.... Aí é só
criar os usuário finais E dar os privilégios de
leitura/insert/update/delete nas tabelas que eles precisam, sim ? Isso
é assim no XE e nas outras Edições do banco Oracle.... Por causa disso
essa restrição do XE até que não incomoda tanto - a única ocasião que
vc REALMENTE precisaria criar um outro database (que, de acordo com a
nomenclatura Oracle que expliquei, consiste num OUTRO conjunto de
arquivios, que serã lido por OUTRA instância, etc) seria se (no meu
exemplo) o sistema CONTABILIDADE exigisse características físicas de
banco (como versão, caches, characterset, etc) absolutamente
INCOMPATÍVEIS com o sistema ESTOQUE, aí não tem jeito, vc precisaria
MESMO ter dois bancos e duas instãncias, o que o XE não permite.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Kleber Rafael <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> bom dia amigos,
>
>   no oracle xe nao podemos ter mais do que uma base criada?? sei que
existe o limite para a quantidade de dados, mas para a quantidade de
bases nao sabia!