Gleyson,

Pode ser mesmo que eu tenha me expressado mal!

O nome da coluna (que é o resultado de uma soma) tem
que ser sempre o "mês/ano" de uma data passada no
where. Esta data que é passada no where, sempre varia,
pois é um parâmetro.

No exemplo que eu dei:

SELECT SUM(N.VALOR) VALOR_NF
  FROM NOTAS N
 WHERE N.DATA = '01/12/2007';

O resultado seria:

VALOR_NF
--------
1200

Porém eu preciso que seja, ao invés de "VALOR_NF",
seja a data passada no where formatada para "mes/ano",
ou seja:

12/2007
-------
1200