Em sendo um bd de versão recente (já que pra variar vc NÃO cita nem
versão nem a Edição do banco Oracle em questão) vc tem sim o ANYDATA,
cfrme listado nas docs e exemplificado em
http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?p=100:11:0::::P11_QUESTION_ID:3099475696866#63694502168088
, mas recomendo EXTREMA cautela com isso : isso é algo a ser usado em
condições EXCEPCIONAIS, em alguma poucas tabelas aonde REALMENTE,
ABSOLUTAMENTE não seja possível se definir o datatype do atributo -
desenvolver todo um sistema com isso é coisa de programador de visão
curta, que enxerga o banco como um grane baldão de lixo (uma "camada
de persistência" na frase-padrão dourando a pílula) , digo isso porque
NECESSARIAMENTE o banco Oracle *** NÃO FOI ***  e nunca será otimizado
para coisas genéricas do tipo (desde o armazenamento e controle
interno nos blocos até as estruturas físicas, etc), além de que como o
link mostra cada acesso a ANYDATE exige castings (que NÂO SÃO free,
consomem CPU e não pouca!!), exige algum uso de PL/SQL ( com as
necessidades de context switch e quetais) , nem todas as features
(como Constraints, replicação, CDC, views materializadas, etc)
funcionam com anydate... Em resumo use o MÍNIMO disso se performance e
segurança são importantes minimamente...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "John Soldera" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu