Fala Denis!

É improvável que você tenha um resultado melhor com o otimizador baseado em
regras (RBO). O otimizador baseado em custo (CBO) sabe tudo que o baseado em
regras sabe e sabe o tamanho de cada tabela, o número de nulls em um campo,
histogramas, ....

Com isso, o CBO, além de mais esperto, tem mais informações pra gerar o
provável melhor plano de execução. Exemplo, se você tem uma tabelinha com um
bloco de dados e o cara consulta por um campo indexado, o RBO vai te fazer
ir pelo índice, enquanto o CBO vai te fazer ler a tabela inteira. Lendo a
tabela inteira, você lê apenas um bloco, lendo o índice, você lê dois
blocos.

Então, o provável é que você tenha uma boa melhora de performance, na
verdade.

O fato é que ele está utilizando uma versão abaixo da 10g, senão ele não
conseguiria mudar pro modo RBO.

Não conheço um caso de alguém que tenha migrado. Acho que o risco de fazer
uma experiência dessas não é muito grande, já que é só mudar um parâmetro.
Você pode agendar um horário de homologação onde os sistemas rodariam
normalmente, com o novo parâmetro, e você faria uma coleta dos tempos de
resposta das principais consultas, procedimentos, cargas, etc...

Depois, você compara esses tempos com aqueles que você tem do uso normal do
sistema. Acho que o pior que pode ocorrer é tudo ficar muito lento e
acredito que seja uma hipótese improvável.

Um abraço.

--
Atenciosamente,
Gleyson Melo