Duas perguntas pra começar:

1. Tem certeza de que é este processo que está gerando os archives?

2. Será que a tabela remota que está sofrendo este UPDATE não tem triggers que
são disparadas e geram mais um monte de UPDATEs, DELETEs, INSERTs ?

Talvez seria interessante você gerar um trace do processo, aí você conseguiria
ver todos os comandos que foram executados, ainda que indiretamente (via
trigger por exemplo).

Outra coisa que você pode fazer é verificar a estatística "redo entries" da sua
sessão antes e depois do UPDATE, para ver quanto gerou de REDO. Lembrando que
REDO vira ARCHIVE. Por exemplo, crie a tabela temporaria abaixo:

create table t as select m.value meu_redo, s.value redo_total from v$mystat m
join v$statname n using (statistic#) join v$sysstat s using (name) where
name='redo entries';

Em seguida, rode o seu processo do UPDATE e depois o bloco abaixo:

insert into t select m.value meu_redo, s.value redo_total from v$mystat m join
v$statname n using (statistic#) join v$sysstat s using (name) where name='redo
entries';
select 100*(max(meu_redo)-min(meu_redo))/(max(redo_total)-min(redo_total)) from
t;

O resultado da query acima te mostrará o percentual de redo gerado pela sua
sessão em relação ao banco inteiro. Se for um percentual grande, pode ser o seu
processo mesmo o responsável pelos archives. Se for um percentual pequeno,
então é outra coisa.

Obs.: a) o UPDATE sempre gera REDO, não adianta neste caso usar a opção
NOLOGGING.
b) as queries para ver o REDO gerado devem ser executadas na base destino do
UPDATE,a remota.

[]s

Eduardo Claro