Luciano, vc pode fazer assim:

Para exportar:

        # Criar o pipe
        /usr/sbin/mknod seu.pipe p

        # Criar a tarefa em BG
        cat seu.pipe | gzip -9 > seu.dmp.gz &

        # Gerar o Export apontando para o pipe
        exp USERNAME/PASSWORD ... file=seu.pipe ...

Para importar o processo é praticamento o contrário do que foi feito no
import:

   - criar um pipe
   - gunzip dump compactado e redirecionar a saída para o pipe
   - imp a partir do pipe

        # Criar o pipe
        /usr/sbin/mknod seu.pipe p

        # Criar a tarefa em BG
        gunzip -c seu.dmp.gz > seu.pipe &

        # Import a partir do pipe
        imp USERNAME/PASSWORD ... file=seu.pipe ...

Espero ter ajudado.

Abraços

Gustavo Venturini.