Vamos botar ordem aí nessa questão : PRIMEIRO, índice do tipo
context/oracle text/intermedia tem ** SIM ** um operador para permitir
pesquisa PARCIAL em palavras, é o CONTAINS,
http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?p=100:11:0::::P11_QUESTION_ID:37336026927381#37360199308431
 é o artigo-exemplo. Segundo, e mais importante : exatamente QUE TIPO
DE LIKE vc está fazendo, se o % vem DEPOIS do argumento, é uma
pesquisa tipo WHERE COLUNA LIKE 'ABC%', necessariamente um índice
comum PODE SIM ser usado,
http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?p=100:11:0::::P11_QUESTION_ID:1094633279498#231064800346705705
demonstra. E terceiro : 600 mil registros, ainda que tivessem que ser
feito full table scan, num servidor de Produção com hardware adequado,
banco bem ajustado, NÃO É algo pra demorar mais que 1 minuto ou coisa
do tipo : já que pesquisas com LIKE nornalmente são feitas para
relatórios de usuários finais que não lembram/não sabem a chave toda
(programas usam a chave completa via de regra), veja MESMO se será
necessário esse índice, ok ?

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Bruno Fantin" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Bom dia.
>
> Tenho uma tabela com aproximadamente 600 mil registros. E essa
tabela tem uma coluna do tipo varchar2.

> Queria fazer uma consulta nesse campo semelhante ao like, porém de
uma forma mais rápida porque o link esta demorando.