Caro Ademir, muito obrigado por sua atenção.
Tenho certeza que com a minha experiência, não terei grandes dificuldades para
assimilar estes conceitos.
O problema é que para migrar para BI, sem nenhuma experiência, terei que
começar praticamente do zero e desta formar o $$$ vai diminuir.
Como tenho mulher e filha para criar fica complicado tomar uma atitude desta....

Abaixo, segue a descrição do curso no IBTA.

O curso de Business Inteligence, ou simplesmente BI, tem como principais
objetivos proporcionar o desenvolvimento de competências, para que o
profissional, egresso deste curso, possa planejar, projetar e implementar
estratégias para recuperação de dados adequados ao contexto organizacional para
tomada de decisões e gerenciamento de performance corporativa. Para isso, serão
abordados no curso conceitos e tecnologias para:

*       Análise, modelagem e implementação de bases de dados multidimensionais
(DataWarehouse/DataMart);

*       Análise de oportunidades de negócios e risco;

*       Gestão de projetos;

*       Ferramentas para mineração e extração de dados (Data Mining);

*       Ferramentas para apresentação e consolidação de resultados;

*       Inteligência Competitiva.

Público Alvo

Profissionais da área de Tecnologias das Informação envolvidos com gestão de
projetos, análise de sistemas, análise de negócios e análise de bancos de dados
que tenham como objetivos aprimorar seus conhecimentos nos conceitos e
tecnologias para aprimorar ou desenvolver competências na área de Inteligência
Competitiva.

Duração do curso: 1 ano

Atenciosamente,
Julio Cesar Leandro