Bom dia a todos!

Estava passando gerando um relatório semanal do awr em um cliente
que atendo semanalmente e me deparei com dois problemas:

1º evento "Log File Parallel Write" muito alto ==> que eu tenho
ciência que só irei resolver se distribuir os redo log files em
discos com menos concorrência ou se possível em discos somente para
esse fim( que acaba não sendo nossa realidade).

2º Sql´s com execuções altíssimas ( coluna executions), onde seria
interessantes fixar estas sql´s na shared pool.

Estava lendo o metalink
Subject:  Using the Oracle DBMS_SHARED_POOL Package
  Doc ID:  Note:61760.1 Type:  BULLETIN
  Last Revision Date:  03-JUL-2008 Status:  PUBLISHED

e ví que isso é possível pela package DBMS_SHARED_POOL.
O que gostaria de saber de vocês é:
1º alguém já utilizou essa package?
2º Qual seria um nível bom ( em números) para fixar as sql´s na
shared pool? Os sql´s com maior número de execuções na sessão "SQL
ordered by Executions" do AWR ficam entre 305,380 e 71,440,096 (
isso mesmo, 71 milhões). Mesmo algumas delas sql´s leves, acredito
que seria interessante fixa-las, correto?

S.O: Windows 2003 Standard 32 Bits
Versão BD: 10.2.0.4 ( sem patch de CPU)
SGA
NAME                                  BYTES RES
-------------------------------- ---------- ---
Fixed SGA Size                      1302296 No
Redo Buffers                       15474688 No
Buffer Cache Size                1333788672 Yes
Shared Pool Size                  771751936 Yes
Large Pool Size                   461373440 Yes
Java Pool Size                      8388608 Yes
Streams Pool Size                  58720256 Yes
Granule Size                        8388608 No
Maximum SGA Size                 2650800128 No
Startup overhead in Shared Pool    92274688 No
Free SGA Memory Available                 0

SQL> show parameter sga_max_size

NAME
TYPE                             VALUE
------------------------------------ --------------------------------
 ------------------------------
sga_max_size                         big
integer                      2528M
SQL> show parameter sga_target

NAME
TYPE                             VALUE
------------------------------------ --------------------------------
 ------------------------------
sga_target                           big
integer                      2528M
SQL>

parâmetros:
       cursor_sharing                       SIMILAR
       cursor_space_for_time                FALSE
       open_cursors                         800
       session_cached_cursors               20

Como a aplicação é desenvolvida dentro da empresa, é muito raro
encontrar SQL´s sem Bind Variables, sendo assim, o cursor_sharing
esta correto?

Obrigado a todos.

Responder a