De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome de jlchiappa
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: [oracle_br] Re: PARALLEL DEGREE

vamos por partes aí, colega :

1. Para vc alterar o valor do DEGREE, vc ** absolutamente ** NÂO
precisar fazer o CREATE dela de novo, é só vc pedir um ALTER TABLE
nomedela PARALLEL(DEGREE n); aonde n é o valor desejado, pode
consultar o manual de SQL Reference no comando ALTER TABLE que tá
documentado

2. Praticamente TODOS os defaults do banco Oracle (ie,
valores/parãmetros/propeidades que vc não especificar) são hard-coded,
vc absolutamente NÂO TEM COMO os alterar... No caso do DEGREE, porém,
isso não implica em nada, se vc não quer usar o default, altere as
tabelas pro que vc quer. NEM há a desculpinha da quantidade de
tabelas, basta vc usar a técnica amiga do dba e pedir pro sqlplus
gerar o script com todos os ALTERs, ou derivadas dela.

3. para vc saber o valor dum default qquer, normalmente isso está
documentado no manual onde vc o usa - quero dizer, se é um default de
tabela, aplicável quando vc cria ou altera a tabela, ele via de regra
vai estar documentado no SQL reference, entrada CREATE TABLE e/ou
ALTER TABLE : no caso do degree, o dito-cujo nos diz :

"PARALLEL

Specify PARALLEL if you want Oracle to select a degree of parallelism
equal to the number of CPUs available on all participating instances
times the value of the PARALLEL_THREADS_PER_CPU initialization parameter.
"

==> OU seja, o default é o número de CPUs * o param
PARALLEL_THREADS_PER_CPU , e esse comportamento é INALTERÁVEL, é
hard-coded... Vc pode alterar o param de PARALLEL_THREADS_PER_CPU ,
pode alterar qtdade de CPUs, que aí o valor final se altera, MAS o
comportamento, a fórmula, é INALTERÁVEL... Há muitos outros casos
onde o default assume um valor X, muitas vezes independente de qquer
param do banco, isso vai estar documentado normalmente, aí X não tem
como vc alterar.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br <mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br> ,
"Carlos martello"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Pessoal, bom dia.
>

> Perguntinha boba....
>

> Quando crio uma tabela e coloco PARALLEL ele joga o valor do DEGREE
como DEFAULT.

> Existe forma de alterar esse valor default sem forçar na criação da
tabela através da cláusula abaixo?