Bom, em
http://richardfoote.wordpress.com/2008/02/06/differences-and-similarities-between-index-coalesce-and-shrink-space/
http://richardfoote.wordpress.com/2008/02/08/index-rebuild-vs-coalesce-vs-shrink-space-pigs-3-different-ones/
 o guru dos índices fala um pouco a respeito, mas na verdade é algo meio óbvio,
é uma consequência mesmo : veja vc, o SHRINK visa recriar a HWM (High Water
Mark), baixando-a e portanto deixando alguns blocos fora dela, e serem
reusados, e vc só consegue fazer isso com alguma re-escrita física, com
extents/blocos mudadndo fisicamente de lugar : ORA, cfrme nós sabemos os
blocos/extents SÂO controlados por diversas tabelas internas que registram a
sua posição dentro da datafile (tabelas essas refletidas nas views nnn_EXTENTS,
nnn_SEGMENTS, nnn_OBJECTS, etc) , então SIM essas tabelas todas precisarão ser
updateadas com as novas posições dos blocos/extents, portanto SIM, vão gerar
redo/undo, é inescapável... Sim ? E mais que isso , obviamente algumas dessas
tabelas internas são simples objetos em memória, mas outras não, são físicas,
as que forem tabelas físicas inernas reais TEM que sofrer COMMIT, VAI ser
aberta transação interna pra elas, tal qual aconteceria com tabelas/índices
nossos, sim....
 Agora, o manual não dá nem estimativa porque é rigorosamene IMPOSSÍVEL se
determinar a priori quantas alterações vão haver nas tabelas/índices internos
do banco em decorrência do SHRINK (isso depende FUNDAMENTALMENTE de itens muito
particulares seus, como tamanho/quantidade de extents, nível de ocupação dos
seus blocos, quantidade de blocos acma da HWM que podem ser movidos, etc),
então não dá pra determinar a priori quantos bytes de redo log vão ser gerados,
que é o que é o archived log ... Se vc está vendo mais archived logs serem
gerados eles provêm de mais redo log bytes gerados enchendo os log files, é
isso.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Júlio César Corrêa <juliotubi...@...>
escreveu