Colega, ** realmente ** não é nada disso mesmo, o SSSSS é para datatype DATE, e
não tem *** ABSOLUTAMENTE *** nada a ver com frações, o que ele te dá é o
número INTEIRO de segundos passados desde a meia-noite, veja o que o "Oracle®
Database SQL Quick Reference" no cap, 7 Format Models nos diz :

"SSSSS       Yes     Seconds past midnight (0-86399)."

Uma demonstração rápida :

sys...@ocsdb:SQL>select to_char(sysdate, 'dd/mm/yyyy hh24:mi:ss') HOJE,
  2                     to_char(sysdate, 'SSSSS') SEGUNDOS_DESDE_MEIA_NOITE
  3  from dual;

HOJE                SEGUN
------------------- -----
30/03/2009 09:25:30 33930

OK, primeiro vamos converter as 9 horas que temos para minutos, e somar essa
qtdade de segundos com os 25 minutos que eu já tinha :

sys...@ocsdb:SQL>select (9*60) + 25 from dual;

         (9*60)+25
------------------
               565

legal, transformo os 565 minutos em segundos, e somo com os 30 segundos que já
tinha:
sys...@ocsdb:SQL>select (565 * 60) + 30 from dual;

       (565*60)+30
             33930

é EXATAMENTE isso mesmo, ok ? Só quis mostrar a demonstração por inteiro
porque, não sei por qual cargas dágua, desde que eu comecei a dar treinamento
em bd Oracle, lá no início da carreira, eu já ouvia esse bullshit de SSSSS ser
a data em intervalo menor que segundo, ser fração de segundo, espero que a
demonstração esmague, pulverize, destrua essa falsa noção....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Caio Spadafora <caiospadaf...@...> escreveu