________________________________

De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:oracle...@yahoogrupos.com.br] Em nome
de Regis Bavaresco
Enviada em: terça-feira, 7 de abril de 2009 16:40
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: [oracle_br] Re: Layout de Discos para Servidor Oracle

Ola Dalton,

Estou entendendo que esses tres discos serão somente para o banco de dados,
certamente você tem mais 2 discos em raid1 para o sistema operacional.
É altamente recomendado que você utilize Oracle OFA para disposição de
diretórios e arquivos seguindo um layout lógico indicado pela Oracle.
Se seu servidor for exclusivamente Oracle eu indicaria vc pode deixar o
servidor com raid5 para esses 3 discos, isso já resolveria o problema, a taxa
de gravação vai ficar um pouco mais lenta, mas o ganho em segurança compensa.
Se for servidor crítico arranje mais um disco e espelhe em raid1, somente
atente q vc ficará com o espaço disponível de 2 discos, pois os outros 2 serão
espelhos.
Se não quiser usar nada disso e o banco for facilmente substituido, base teste,
eu criaria grupos de redundancia em hd's diferentes controlfile, logfile, e
pode se fazer a gravação de archives em dois hd's, estaria colocando a flash
area no hd diferente dos datafiles. E claro faria backup com o Rman para outro
dispositivo ou outro servidor. Se for fazer em disco coloque o backup no mesmo
disco da flash recovery area.
Mas é fortemente recomendado, utilizar técnicas de RAID nesse caso.

Espero ter ajudado.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br <mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br> ,
"Dalton Pereira" <dal...@...> escreveu