Olá Fábio.
Você pode utilizar normalmente o client do Oracle-XE. Basta para isso criar uma
variável de ambiente na estação chamada TNS_ADMIN e colocar o caminho onde se
encontram o tnsnames.ora e sqlnet.ora.

Esta variável sempre prevalece sobre a pasta network\admin de todos os clients.

Isso é útil também para centralizar a administração dos clients, podendo
apontar todos para um único local na rede. Aí quando precisar atualizar a
conexões não precisa revisar estação por estação.

Att.
Alex

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Fabio <fabio...@...> escreveu