Não é só a questão e characterset, é também uma incompatibilidade do client
8.0.x (usado tanto no Forms 5.x quanto no 6.x) com o banco 10gr2, ele chega a
dar GPF quando vc conecta com ele no banco  : o busílis é que quando o banco
10gR2 apareceu o Forms 6.x ainda tinha Suporte mas não o 5.x, então a Oracle
criou patch do client 8.0.x dentro do Forms 6.x apenas.... Vc até pode
experimentar baixar e aplicar o último patch do Forms 5.x mas é ** ALTAMENTE **
provável que não contenha as correções necessárias para io client 8.0.x , aí só
mesmo fazendo o upgrade desse sistema para Forms 6.x, esse sim é garantido que
nos últimos patchsets vai normal no bd 10gr2... E inclusive, vc diz que eles
estão conectando no Forms developer, então eles certamente tem o fonte,
basicamente a migração seria recompilar o sistema em developer 6.x...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Júlio César Corrêa <juliotubi...@...>
escreveu