Bia, por incrível que pareça não precisa ter certificação nenhuma...
Consequentemente nenhum score nas provas tb...
Vc deve encaminhar um histórico de conhecimento Oracle (praticamente seu
CV), projetos significantes que já participou, etc... Uma relação de
informações para a Oracle, e eles analisarão, verão se tens possibilidade de
ser instrutor, vão lhe enviar um material, vc terá que estudar este material
e ministrar um "mini-curso" para eles em SP.
Eles aprovando sua didática, era isso... És considerada uma instrutora
oficial..
Antes disso, a empresa que trabalhar precisa ser parceira da Oracle, pra
depois poder virar uma OPN da OU... Oracle University.
Simples assim...

Abraços.

Gustavo.