Oi Wilson,

Tem o manual completo da própria Oracle que mostra os principais conceitos e
a implementação de um Oracle DataGuard.

http://download.oracle.com/docs/cd/B10501_01/server.920/a96653.pdf

Este endereço é do DataGuard Broker, uma extensão do DataGuard para
minimizar a criação de vários standby's.

http://download.oracle.com/docs/cd/B10501_01/server.920/a96629.pdf

Esses dois são da versão 9, agora vai o PDF dos manuais da versão 10.

http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14239.pdf

E do DataGuard Broker:

http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/server.102/b14230.pdf

Estes manuais explicam detalhadamente cada aspecto do Oracle DataGuard e
todas as funcionalidades e serviços utilizados no processo.

Uma excelente fonte de consulta e aprendizado.

[]s
Braga