Gerson, boa tarde...

Como diz nosso amigo Jack, vamos por parte!

Creio que teu problema envolve um pouco de conceitos...

Sobre certificação digital, não é um aplicativo... mas um procedimento...

Você deve possuir um certificado emitido por uma Autoridade Certificadora (
CA ), existem alguns tipos de certificados diferentes... desde certificados
para servidores até certificados para pessoas físicas...

Em termos bem simples, esse certificado nada mais é que uma chave
criptográfica pública/privada emitida pela CA, e como tal pode ser validada
pela mesma...

Bem, com esse certificado você utiliza uma aplicação, que, teoricamente,
pode ser escrita em qualquer linguagem, incluindo Java (uma das mais
utilizadas hoje pra isso!!) para pegar a chave, o documento (aqui entenda
também arquivo, string de texto, ou seja, um conjunto de bits), e aplicar um
algoritmo de hashing e gerar uma "assinatura digital" para o mesmo.

Assim, a outra ponta de posse dessa assinatura pode validar se o documento
foi ou não emitido por você!

Bem, no teu caso, não sei em qual parte do processo vcs estão...

Já possuem o certificado? Vocês mesmos desenvolveram a aplicação
certificadora? Ou ainda não possuem nem um e nem outro?

De posse dessas informações, fica mais fácil poder ajudar!

No mais, espero ter ajudado!

Att,

--
Charly Frankl