Colega, a questão é que **** NÃO EXISTE **** uma 'coisa' só chamada Dataguard,
ele tem muitos 'níveis', várias possibilidades de uso, algumas RADICALMENTE
diferentes da outra : assim, vc poe encontrar step-by-step de instalação
(http://deepthinking99.wordpress.com/category/oracle-dataguard/ , ou
http://www.uaex.edu/srea/DataGuard.htm , ou
http://www.singlequery.com/2008/06/step-by-step-guide-to-installing-a-dataguard-enviroment/),
 para uso em 'modo' Physical
(http://blogs.oracle.com/AlejandroVargas/gems/DataGuardPhysicalStandbystep.pdf
), para uso do Broker
(http://blogs.oracle.com/AlejandroVargas/gems/DataGuardBrokerandobserverst.pdf)
.... E isso ainda nem falamos se é em modo de máxima performance ou mínima
perda de dados, se os dois servidores são rigorosamente idênticos ou se não
(caso em que algum tipo de Logical apply será necessário), e SEMPRE, SEMPRE,
SEMPRE, a VERSÂO EXATA DO BANCO e os Datatypes envolvidos tem um grande papel
quando se fala em Dataguard...
 Então a minha sugestão é : PASSO ZERO, goto Documentação, aprenda o que é,
quais as opções disponíveis para o Dataguard, analise e identifique QUAL
opção/modo te atende melhor, aí sim em precisando googleia, manda uma pergunta
mais focada aqui pro Fórum, que a gente aí sim pode te ajudar melhor, ok ?

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, orfeu lima <orfe...@...> escreveu