Sergio e Marcio, com as dicas de voces consegui subir as instancias
que necessitava.
 Obrigado pela ajuda.
 Abraços,
 On Seg 17/08/09 16:20 , Márcio Ricardo Alves da Silva
marcio_...@yahoo.com.br sent:
        Robson, tenta subir dessa maneira...
 Startup pfile=/caminho/init.ora mount
 Eu tenho duas instâncias na minha HP-UX, como o meu ORACLE_SID
está setado para a instância principal, tenho que subir assim para
subir a secundária.
 Att,
 Márcio.
 tartup pfile=/dsk1/wickbold/dbs/initwickbold.ora mount
 ----- Original Message -----
 From: rmunizso...@terra.com.br
 To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
 Sent: Monday, August 17, 2009 3:32 PM
 Subject: [oracle_br] *** Carregar banco ***
 Srs (as), boa tarde.
 Estou tentando inicializar uma instância em específico que fica em
 um servidor Linux.
 Nesse servidor existe mais de uma instância, porem gostaria de
 subir a instancia XPTO.
 Estou efetuando os seguintes pontos:
 1- Conectado como usuario oracle no Linux:
 lsnrctl start
 2- Iniciar o Banco de Dados Oracle Linux
 sqlplus /nolog
 SQL> conn / as sysdba
 SQL> startup
 Quando efetuo o startup, me retorna que o banco já está no ar.
 Dúvida, como posso fazer para me conectar exatamente na instância
 XPTO, e efetuar o startup para ela?
 Obrigado antecipadamente.
 Robson