Zumba,

O particionamento por si só já melhora a performance da consulta pelo fato
de que - partindo-se do princípio que feito feito pelo range certo (data,
por exemplo) a massa de dados a ser buscada é melhor assim como o plano de
execução muda e tudo mais.

Ao meu ver, a não ser que você possa criar tablespaces diferentes em discos
lógicos diferentes, a separação por tablespace só melhoraria uma possível
fragmentação, caso a tabela seja muito alterada. Da mesma forma, a
manutenção de partições é mais fácil quando todas estão num mesmo local
(dropar tablespaces com frequencia pode ser complicado dependendo de sua
estratégia de backup).

Na prática: Num cliente, tínhamos uma tabela com 750 milhões de linhas
(aprox. 2 milhões de inserções/dia). O particionamento era feito por data
(em pedaços de 10 dias - algo importante de se levantar pois a granularidade
da partição deve estar em consonância com a característica das consultas) e
a tablespace utilizada era a mesma.

Sds,

Marcelo Medrado
Polo-IT