Tecnicamente não é exigido se ter dois usuários diferentes (até poderia ser um
só), o que É exigido é vc informar ORACLE_HOMEs (diretórios) diferentes na
instalação de cada um deles.... Se vc for ter as duas instâncias ativas ao
mesmo tempo, até pode ser um facilitador se ter usuários diferentes, isso
facilita a Administração (fica fácil de ver se um dado processo pesado é da
instância A ou B), mas exigido não é...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Dalton Pereira <dal...@...> escreveu