Colega, um bloco corrompido normalmente fica ** ilegível ** (seja porque o SO
não consegue ler esse bloco no disco, seja porque os metadados dele (no
cabeçalho, principalmente) estão inválidos/fora de formato), então o que vc tem
que fazer é trazer a informação de um backup anterior, ponto : é bastante
óbvio, se está ilegível NÃO TEM COMO o banco acessar a informação pra tentar
'recuperar' o tal bloco, a informação TEM que ser trazida de outra fonte...
Pra variar vc não diz a VERSÃO de banco que estamos a discutir, nem quais tipos
de backup existem e feitos com quais ferramentas, mas no 9i em diante com
backups RMAN vc já poe recuperar só os dados do bloco corrompido, não é preciso
uma volta full. Em não havendo backup, as suas opções são :

a) identificar do que o bloco corrupto faz parte, se for um objeto que pode ser
refeito sem perda de dados (como um índice, ou uma tablespace temporary)
refaça-o

b) se a) não foi o caso, tente se puder obter a informação num ponto antes da
corrupção (seja com reprocesso ou com busca de dados em outras fontes de tiver,
via FLASHBACK QUERY, FLASHBACK DATABASE, LOG MINER, recover de
database/tablespace, o que vc tiver disponível), reserve essa informação,
elimine o bloco corrupto (pode ser via DROP do objeto, pode ser com o
DBMS_REPAIR) e volte a informação

c) se a) não foi o caso, não tem backup,  e não conseguiu obter a informação
como estava antes, vc VAI PERDER OS DADOS que estavam nesse bloco corrupto,
PONTO : para poder voltar a acessar o segmento, remova o bloco corrupto, pode
ser via DBMS_REPAIR

===> e o MAIS IMPORTANTE DE TUDO : um bd Oracle é ** extremamente ** confiável
em operação normal, nós NÃO estamos falando de um Access da vida, nem de um
mysql nem nada assim, então COM CERTEZA blocos corrompidos são decorrentes de
pau no hardware (seja placa-mãe, memória, discos, o que for) e/ou pau de
software (bugs, seja no próprio software de banco, seja no Sistema Operacional,
em device drivers, na própria Aplicação) ... INVESTIGUE e ENCONTRE a causa da
corrupção e a corrija, senão vc vai cair no mesmo problema de novo e de novo....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Mária Cristina Silva <mariancrist...@...>
escreveu