Oi ARF,

Interessante a idéia de aplicar os archives somente uma vez ao dia (isso
depende muito de política de recover).

Respostas:
1. Se não me engano, sim, é necessário pagar as duas (ou mais) licenças
Oracle, uma para o primário e outra para cada Standby (na versão 11, pode-se
ter 30 Standby's de um primário).
2. Boa viagem, mas vamos voltar as origens do Standby. Sistema criado para
diminuir o tempo de recover (após um desastre) de um banco primário. Um
desastre é algo do tipo: pegou fogo no prédio (onde se encontra o banco
primário); ocorreu um blecaute na cidade e ficará 24h indisponível (algo bem
sinistro), onde o Standby tem sua utilidade em ser planejado para trabalhar
em outro ambiente físico do banco primário. No seu caso, penso que vai
montar o Standby no mesmo ambiente, por isso surgiu essa idéia; bem..., eu
desconheço algo do gênero (primário e standby compartilharem os mesmos
datafiles), se bem por que, um Standby deve ser totalmente isolado do
primário (tendo como única ligação o serviço de transferência de dados ou
archives). O máximo que pode-se obter com standby até o momento é um Standby
Lógico, o qual pode ficar aberto para consultas somente, mas não
compartilhando os mesmos arquivos físicos (se é que entendi direito sua
pergunta do "compartilhar um storage").

[]s
Braga