Olá pessoal,

alguem pode me ajudar ? Tenho uma dúvida quanto ao uso da palavra
'like'. Quero realizar uma condição where utilizando like da mesma
forma, por exemplo, quando utilizando in () com valores númericos.
Exemplo:

select * from table1 t1 where t1.serno in (1,2,3)  -- onde serno é uma coluna
numérica

Minha dúvida é como realizar com like também, por exemplo:

select * from table1 t1 where t1.nome in ('Flavio','Jorge','Thais')  -- onde
nome é coluna texto.

Outra dúvida é quanto ao retorno de string de subselect. Por exemplo, para
valores numericos, eu posso realizar este select:

select * from table1 t1 where t1.serno in (select t2.serno from table2 t2)  --
onde serno em table1 e table2 são numéricos.

Agora para textos nao posso fazer o mesmo, por exemplo:

select * from table1 t1 where t1.nome like (select t2.nome from table2 t2)  --
onde nome em table1 e table2 são textos.

Entenderam ? Quero realizar esses tipos de operações para colunas textos, assim
como faço para colunas do tipo numéricas.

Obrigado pela atenção de todos,

Abraços,

Flávio.

http://br.maisbuscados.yahoo.com