Prezado Diogo,

Quantos discos você terá no total?

O R710 é uma máquina robusta e a sua controladora (provavelmente uma PERC 5
ou 6) com toda certeza vai fazer o espelhamento de forma mais performática
que por dentro do ASM.

A minha sugestão é que você crie o seu array de discos via HARDWARE na
controladora (e aproveite toda performance oferecida por este método) e
trabalhe com o ASM usando external redundancy.

Veja:

Se você tiver apenas 2 discos (por exemplo), um RAID1 (espelhamento) em cima
de uma boa controladora fará um trabalho melhor que o ASM gravando num lado
e no outro.

E você deve pensar também que, com o RAID 1, você estará espelhando também
seu sistema operacional, seus binários, etc.

Se tiver mais discos então, aí nem se fala. Você pode ter ganhos superiores
com diferentes configurações de RAID (incluindo o excelente porém gastador
RAID 0+1).

Mas, via de regra:

Espelhamento por hardware geralmente é superior ao espelhamento lógico
(mesmo que a Oracle cante aos quatro ventos que o ASM faz um espelhamento
diferente, especial, por bloco, etc).

Para mim, só justificaria você usar a redundância do ASM numa outra esfera,
maior, como por exemplo gravar os dados em dois STORAGES diferentes para
manter a redundância máxima em ambientes muito críticos.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Marcelo