Reinaldo, de modo geral as restrições de máximo de hardware (ie, qtdade de RAM,
qtdade de CPUs, etc) não te 'barram'a instalação ou o uso, só impõem limites no
uso : assim, tenham quantas CPUs vc tiver vc pode rodar/usar o XE mas apenas
UMA vai ser usada pelo XE, tenha quanto vc tiver de RAM apenas 1 Gb será usado
no máximo pelo XE, tneha quanto espaço em disco disponível vc tiver, no máximo
4Gb poderão ser usados pelo XE, é tipo assim ...

  Só te lembro que além desses limites 'fisicos', o XE possui OUTRAS limitações
pesadas, nele MUITOS recursos importantes do banco de dados Oracle 'full'  não
funcionam nele, como Java, particionamento de objetos, compactação, alguns
tipos de flashback no banco, SQL Paralelo, veja a lista completa em
http://www.oracle.com/technology/products/database/oracle10g/pdf/twp_general_10gdb_product_family.pdf
 ... Por isso, SE o seu objetivo é estudar apenas, vc só vai usar o banco
Oracle num ambiente de estudo particular seu, saiba que a Oracle deixa vc
baixar e usar (nessas condições de estudo em máquina própria) o software
FULLzão, completo, o Enterprise Edition, em http://technet.oracle.com , eu o
recomendo muito mais pra um caso assim, aí vc vai estar estudando a coisa real
que as Empresas usam...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Reinaldo Pereira <reinaldoapere...@...>
escreveu