Acho que algo assim resolve:

Onde voce for executar o insert voce faz um bloco tratado dando select pela
chave da tabela, e caso não contre nada, ou seja, lavante a excessão
No_data_found aí voce executa o insert. Caso o registro seja encontrato...
ele simplesmente não faz nada.

begin
   select 1
      into v_existe
     from tabela
    where campo_chave1=valor1
       and campo_chave2=valor2;
exception
   when no_data_found then
      insert into tabela (campo1, campo2) values (valor1, valor2);
end;

Atc.
Gerson S. de Vasconcelos Júnior
OCA DBA - Oracle Certified Associate