Sobre o email abaixo, esqueci de colocar algo:

*corrigindo então coloco passo a passo:*
1- criar um script assim:
exemplo: raul_imp.sh
conteúdo:
imp parfile=arquivo_parfile.par

2-conceder permissão de execução para ele:
[ora...@servidor_linux]$ chmod +x raul_imp.sh

3- executar assim:
[ora...@servidor_linux]$nohup /diretorio_do_sh/raul_imp.sh &

4- para verificar:
[ora...@servidor_linux]$ ps -fu oracle | grep -i imp
oracle   24363     1  0 15:24 ?        00:00:00 /bin/sh /bkprman/raul_imp.sh

*Ex de parfile:*

userid=user/passw...@instancia
fromuser=nome_owner
touser=nome_owner