Bnem Paulo, no meu ponto de vista em termos de ganhos de performance
poderiamos começar com a troca do S.O, ou seja, sair de Windows e ir para
Linux, pois é mais do que sacramentado que bancos em Linux/Unix tem uma
performance muito melhor do que em Windows.
Quanto a distribuição a ser usada, acredito que isso fica a gosto e
experiencia do fregues, pois há N opções, escolha uma comercialmente aceita
e que seja de facil manuseio para você e seus companheiros de equipe que
darão suporte a esse server, feito isso você deve levantar os pontos com
relação a aplicação que atualmente roda em Windows e que pode com certeza
ter que ser adaptada em caso de optar por utilizar Linux/Unix, coisas como
arquivos BATCHs que terão de ser convertidos em SHELL scripts , plugins de
drives de comunicação, Java, ODBC, etc

Depois com relação ao BD migrar para a ultima release 10.2.0.4, visto que
essa release sua atual tem alguns bugs consideraveis, e que podem ser
solucionados na migração lhe dando maior estabilidade, porém deve ser
analisado dentro das mudanças na migração os efeitos pertinentes ao
aplicativo, tais como adaptação de querys, processos e mudanças em objetos
se necessário for, ou quem sabe até mudar já para 11g, isso deve ser
estudado porque se vc tiver bases 8i terá um problema.

Estudar a estrutura do processo de migração desse ambiente : IMPORT/EXPORT
ou Cross-Platform RMAN.

Utilização do ASM com Fail Groups para não só otimizar o acesso aos dados
mas como também prover maior confiabilidade e segurança.

O Uso de RAC pode ser sempre uma boa idéia se sua aplicação precisa de
ESCALABILIDADE, se for este o caso um ambiente de 3 nós com ASM acredito que
seriam bem interessantes.

Nunca trabalhei com MTS, mais pelo pouco que conheço a respeito desse tipo
de ambiente é bem mais voltado a aplicações com algumas particularidas, pois
trabalham mais em regime de enfileiramento de processos etc e tal.

Já a questão do Hardware, bem essa é bem complicada, pois isso envolve
custois, e custos são sempre um problema, se seu caixa esta aberto para
gastos nesse sentido, cote o melhor que tiver para ter a menor dor de cabeça
possivel, no site TPC.org vc achará métricas de testes feitos em Hardwares
excelentes, a partir dali vc consegue pegar boas idéias para auxiliar sua
compra.

essa são minahs opiniões, espero ter te ajudado.

Abraço

--
"O mistério da vida me causa a mais forte emoção. É o sentimento que suscita
a beleza e a verdade, cria a arte e a ciência. Se alguém não conhece essa