Deixe-me adicionar umas coisas aqui fyi :

1. o mais importante de tudo primeiro : nós discutiremos aqui logons NO BANCO,
ie, a Auditoria acontecerá ** se ** o usuário final é que loga no banco : há
Diversas situações (por exemplo, um POOL DE CONEXÃO, comum em apps web) aonde
Não É o usuário que conecta no banco, e sim um dado software/middleware que
mantém sempre N conexões de banco ativa e transfere o usuário pra uma delas -
Óbvio que nesse caso vc não vai conseguir Auditar pelo banco, no ponto de vista
do banc quem está conectado é o middleware

2. não sei se vc sabe mas para usar a auditoria nativa do banco Não basta vc
setar o parâmetro audit_trail , vc TEM que especificar o nível de Auditoria ,
no seu caso com o comando audit connect whenever not successful

3. supondo sempre que 1. não acontece, os usuários conectam Diretamente no
banco sim, tanto com AUDIT (a auditoria nativa do banco) quanto com trigger
before logon vc poderia obter os logons falhados todos

4. veja nas docs/refs que o parâmetro audit_trail ** aceita ** outras opções,
inclusive opções para gerar os registros de audit FORA do banco, o que (em
tese) pode poupar espaço no banco E deixar a Auditoria um pouco mais "à
prova"de DBAs, dificultando ao DBA (se ele não é sysadmin) alterar/apagar/mexer
nos registros de audit

5. se vc optar por ter tabela de auditorias dentro do banco (seja com
AUDIT_TRAIL apontando para banco, seja com trigger), Evidentemente vc vai ter
que ter um job/rotina programada para compactar/arquivar/remover linhas dessa
tabela periodicamente, e/ou quando ela atingir um tamanho x : pode ser um job
de banco, um job agendado no SO, uma rotina manual, não importa.  Só lembro que
vc Não É Obrigado a ter trigger e tabela customizada sua para poder fazer
limpeza em regs de audit no banco, a AUD$ ** pode ** sim ser limpa, pode ser
criada numa tablespace particular sua... Pesquisa no metalink que vc acha refs
sobre isso.

Em cima disso : quando ela atende a minha Preferência é por Auditoria nativa
(principalmente para que não tenha que 're-inventar a roda'), mas não é o caso
aonde seja impossível de auditar via trigger, de forma alguma...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "candiurudba" <candiuru...@...> escreveu

> Boa tarde colegas,
>
> Estou com uma dúvida quanto a criação de auditoria de logons no meu banco
> Oracle de produção..
>
> Andei lendo alguma coisa do parametro AUDIT_TRAIL que é nativo do banco de
> dados mas fiquei na dúvida se esta seria a melhor forma de armazenar todos os
> logons (bem ou mal sucedidos) do banco de dados pelo crescimento da área
> sys.aud$ ou se a melhor política seria a criação de uma trigger que insira em
> uma tabela as informações dde logon dos usuários.
>
> O que acham ?

> [...]

Responder a